As Associações de Pedreiros da Antiguidade

As Associações de Pedreiros da Antiguidade
Os construtores em pedra detinham o exclusivo conhecimento - ou quase - de técnicas de construção baseadas em princípios geométricos há muito descobertos, mas perdidos, na sua aplicação, no obscurantismo da Idade Média. A sua associação em núcleos profissionais, Lojas, que asseguravam a formação e treino de novos elementos e a transmissão dos conhecimentos e técnicas herdados de gerações e gerações de profissionais, buscava também garantir a manutenção do conhecimento dessas técnicas e conhecimentos no restrito círculo de profissionais.

As Associações de Pedreiros da Antiguidade

Na procura das origens da Maçonaria, os historiadores têm analisado as associações que existem desde os mais tempos mais longínquos e encontrado que os pedreiros ou outros ofícios relacionados com a arte de construir tem-se destacado por serem eles os que mais tem criado este tipo de associações, em certa forma similares das conhecidas nos tempos da Idade Média.

Na antiga Caldéia existiriam confrarias de construtores 4. . .

Usuário não autorizado a visualizar esta página,
faça  login com Grau de Privacidade, para poder ter
acesso ao MS Maçom. Obrigado! TFA

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Ótimo texto…
    Apenas para acrescentar, a teoria do Magister Comacini (ou “Magistri”) inclui também outros grupos (formados em outros países e com outros nomes) que também surgia dos mesmos construtores romanos, e que, destes, teria surgido a “Maçonaria Operativa”.

Deixe uma resposta