Maçonaria não é o que dizem
Maçonaria não é o que dizem
Embora tenha seus segredos, entidade não é uma sociedade secreta
A Maçonaria sempre foi atacada e sempre procurou manter silêncio, sem polemizar. Mas é oportuno esclarecer que a maçonaria não está mais excomungada e muito menos os maçons.
Não é verdade que a igreja atual combate a Maçonaria. Não há incompatibilidade entre a Maçonaria e a fé cristã.
A excomunhão foi um problema político e nunca religioso. A Maçonaria congrega em seu seio membros de todas as religiões, desde que acreditem em Deus, pois este é o princípio do saber.
A resposta está nas palavras de Salomão, o idealizador da maçonaria; e o homem mais sábio da Terra: ‘Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com suas mãos‘ (Provérbio 14.1), e foi além: ‘Quem encontra uma esposa, encontra a felicidade, e alcança a benevolência do Senhor‘ (Provérbio 18:22).
Tanto é verdade que, até hoje raramente se encontra uma mulher que tenha como profissão o trabalho de pedreiro. À mulher é dada a palavra final ao candidato à maçonaria, pois necessita do aval de sua esposa, e se solteiro, da autorização de sua mãe.
A família é a célula-mater da sociedade e este conceito é reconhecido por toda a maçonaria.
Por isso, a Maçonaria, que é uma instituição muito tradicional e conservadora, guarda aquela tradição milenar até hoje, tal como nos primórdios, e não tem mulheres em seus quadros, como membros.
Não é uma sociedade secreta, pois tem seus estatutos publicados e registrados em cartórios públicos, a loja maçônica é sempre em endereço conhecido, com placa identificadora e os maçons são conhecidos.
Embora tenha seus segredos, como qualquer outra entidade, e não poderia ser diferente, está longe de ser rotulada como uma sociedade secreta.
Mas hoje, como se comemora o Dia do Maçom, não poderíamos deixar de exaltar alguns dos maiores feitos, onde a maçonaria teve papel fundamental, como por exemplo: na Independência do Brasil; na Abolição da Escravatura; e na Proclamação da República.
O verdadeiro maçom é aquele que pratica o bem e leva a sua solidariedade aos infelizes.
A Maçonaria é perfeita, imperfeitos são alguns dos seus obreiros.
Parabéns, portanto, neste ‘Dia do Maçom‘, e nossas justas homenagens a todos os Obreiros da Arte Real.
OTACÍLIO PERON é advogado em Mato Grosso
Comentários