Símbolos Judaicos

Símbolos Judaicos

Símbolos Judaicos

Os “Costumes judaicos” na realidade são os mandamentos que o Eterno deu ao seu Povo para que eles possam viver de uma forma mais plena a comunhão que Ele deseja ter com aqueles que optam pela obediência. Desta “obediência” nasceu o “Judaísmo” que para muitos tornou-se uma “religião” e não um “estilo devida” no sentido de que todo o homem que deseja obedecer ao Eterno deva seguir.
Judaísmo(em hebraico תודהי, transl. Yahadút) é o. . .

Usuário não autorizado a visualizar esta página,
faça  login com Grau de Privacidade, para poder ter
acesso ao MS Maçom. Obrigado! TFA

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. Ademar Gomes Cardoso disse:

    A MENORAH presente neste artigo apresenta mais que sete braços. Existe alguma explicação?

    • Ximenes disse:

      Meu Irmão,
      O que aparece realmente não é a Menorah citada, mas a Chanukiá.
      Este candelabro se chama chanukiá e é utilizado no Chanucá, a Festa das Luzes. A celebração é realizada em dezembro para lembrar a libertação do Templo de Jerusalém da dominação grega, em 164 a.C. Segundo a lenda, quando o templo foi retomado, restava apenas um pouco de óleo de oliva para acender a Menorá, um candelabro de sete ramos que representa os dias da criação.
      A quantidade só seria suficiente para acende-lo por uma noite mas, miraculosamente, o óleo durou o suficiente para repetir a cerimônia por outros oito dias- tempo suficiente para fabricar mais óleo. Assim, a Festa das Luzes dura oito dias e tem o chanukiá como símbolo
      (vernáculo) – Chanukiá ou Chanuquiá (hebraico חנוכיה – hanukiah, pronunciado “ranuquiá”) é um candelabro de nove braços, usado durante os oito dias do feriado judaico de Chanuká, também chamado de Festa das Luzes.
      Nesta celebração, os judeus de todo o mundo comemoram a libertação do Templo de Jerusalém do domínio dos Gregos no século II a.C. sob a liderança dos Macabeus e o milagre do azeite que havia numa botija – que duraria um dia só – e que queimou no candelabro do Templo por oito dias. Este é o motivo dos nove braços da Chanukiá, sendo o braço do meio, mais proeminente, denominado Shamash (servente), pois a vela que é colocada neste braço é usada para acender as velas que são colocadas nos outros oito braços.
      Mas o candelabro citado no artigo, éde suma importãncia para a cultura judaica – o Menorá (hebraico מנורה – menorah). O Menorá possui sete braços e é um dos símbolos do Judaísmo, juntamente com a Estrela de Davi.
      TFA
      Ximenes

  2. Caros Irmãos do Blog MS Maçom.
    Parabéns pelo trabalho que realizam.
    Esta pesquisa sobre os símbolos judaicos está especialmente detalhada.
    Persistam nessa tarefa de divulgar a cultura maçônica.
    Quando puderem, visitem o Blog do Consistório Nº 1 (http://blogdoconsistorio1.blogspot.com.br/).
    Recebam nosso tríplice abraço.
    Fraternalmente,
    MILTON A. g. DO SACRAMENTO – Comandante-em-Chefe do Consistório Nº 1.

  3. Antonio Dasilva disse:

    maravilhosa exposição… de forma profunda e resumida… Parabéns

Deixe uma resposta